No dia 2 de julho de 2021, os finalistas da turma do 4.º A, em conjunto com as professoras, deslocaram-se a pé até ao moinho de água da Tia Micas Moleiro, o qual fica localizado junto da margem do rio Pavia. Este antigo moinho ainda está ativo e aberto para os turistas e locais.
Aguardava-nos o Sr. Firmino, um homem muito simpático que era o responsável pelo moinho. Ele estava vestido com um traje de moleiro. Começou por nos mostrar uma vista panorâmica do rio Pavia e sensibilizou-nos para a importância da água e a sua preservação, dizendo a frase “A água é fonte de vida” com entusiasmo.
Seguidamente, guiou-nos até à entrada do moinho, onde nos mostrou os rodízios movidos pela força da água. Momentos depois, entrámos no moinho e, lá, o moleiro falou-nos de como eram os afazeres de antigamente na vida do campo. Tivemos a oportunidade de observar espigas de milho, as quais dão origem à farinha, sendo o cereal com o qual se confeciona a famosa Broa Trambela.
No interior do moinho, tivemos a oportunidade de observar diversos objetos relacionados com o ciclo do pão. Vimos objetos com mais de 100 anos, nomeadamente uma masseira que serve para amassar o pão. Pudemos ainda recriar um momento do passado, as raparigas colocaram uma rodilha à cabeça para depois segurarem um cesto, no qual se transportava o pão e os rapazes seguram uma enxada, retratando assim alguns costumes de antigamente.
Seguiu-se a explicação sobre o funcionamento da mó, que em conjunto com o trambelo, transformavam o milho em farinha. Este objeto está na origem do nome dos moradores de Vildemoinhos a quem costumam chamar de “Trambelos” e do qual se orgulham muito. Durante esta visita, ao antigo moinho de água, relembramos e ouvimos muitos termos relacionados com este ancestral costume, como por exemplo: mangual, peneira, rodízio, foice, espigueiro, masseira do pão, comportas, trambelo…
Já no final da visita, vimos como se utiliza uma peneira e amassamos o pão, o qual tem de ter três ingredientes fundamentais na sua confeção (farinha, água e sal).
Adorámos visitar o moinho, pois é mais divertido aprender quando temos contato direto com as coisas e, neste caso, descobrir mais sobre o ciclo do pão e o funcionamento do velho moinho de Vildemoinhos.
A nossa visita ficou assinalada no livro de honra do moinho, no qual a nossa professora escreveu uma dedicatória e, assim, deixámos o registo da nossa presença naquele lugar fantástico.
Turma do 4.º A - Escola de Vildemoinhos
Comments