No dia 28 de fevereiro, na Escola Básica de Santiago, decorreram diversas atividades relacionadas com o suporte básico de vida. Esta iniciativa foi promovida pela Associação de Pais da nossa Escola e dinamizada por bombeiros e enfermeiras.
O recinto escolar foi organizado em quatro espaços onde se desenvolveram as ações. Num deles, a equipa de enfermeiras e um bombeiro apresentou o projeto «Reanimar a Brincar», começando por referir, aos presentes, a importância de se conhecer o número 112, a morada, a idade e os principais sintomas que possam aparecer numa situação de emergência, para os saberem transmitir ao Sistema Nacional de Saúde.
A seguir, e em pares, simulámos a posição lateral de segurança (PLS) e, utilizando os bonecos que cada um trouxe de casa, aprendemos a técnica de reanimação cardiorrespiratória, ao som da canção «Reanimar a Brincar».
Outra atividade consistiu em conhecer o interior de uma ambulância e alguns equipamentos: maca, máscara de oxigénio, luvas, colar cervical…
Não muito longe dali, observámos um jipe dos bombeiros de combate a incêndios. Reparámos que havia mangueiras compridas, escadas articuladas e um depósito de água com cerca de 1200 litros de capacidade. Por fim, demonstrámos como atuam os bombeiros quando combatem um incêndio e experimentámos os capacetes, os batedores, os extintores e as mangueiras.
Na última atividade estivemos com a equipa de cinotecnia (K9) responsável pela busca e salvamento de pessoas desaparecidas, utilizando cães treinados para o efeito. Após a ambientação dos cães à nossa presença, assistimos a uma simulação de técnicas de treino e outra de busca e salvamento.
Com tudo o que observámos e vivenciámos, aprendemos muito e foi fantástico!
Para terminar este dia espetacular, ainda fizemos uma festa surpresa, muito emotiva, a uma assistente operacional que se reformou. Entoámos uma canção de despedida e degustámos um bolo com todos os intervenientes desta iniciativa.
Foi um dia muito feliz e repleto de aventuras nunca vividas.
Texto coletivo dos alunos dos 3º e 4º anos - Escola Básica de Santiago
Comments