Recentemente, comemorámos o DIA DA MÃE e, por isso, presenteámos a nossa mãe com um livro de receitas. Mas não foi um livro de receitas qualquer…Não! Juntámos receitas de nossa casa, aquelas que a família mais gosta, com as receitas tradicionais da nossa região! E sabem o que descobrimos? É que, mais uma vez, o Viriato apareceu. E desta vez em forma de bolo. Quem já provou, diz que é bom. Nós, no Jardim de Infância, ainda não provámos… mas vamos fazê-lo, com toda a certeza!
Entretanto, vamos deixar-vos uma pequena história sobre um prato bem viseense:
"RANCHO À MODA DE VISEU” - A INVENÇÃO DA LENDA
"Muito do que em nós, no dia-a-dia, ancora a vida, é imaginário. Poética evocação de passado, mítica recreação de edénicas origens, sonhos construídos de futuro, utopias, soltam-se sobre o passar das horas ajudando a construir os nossos dias.
As lendas também. Contraponto da história tornam-se elas narração. – Era uma vez!... Não há, na lenda, tempo contado, não há, marcada, a geografia de um lugar, as sombras que se movem na caverna da ilusão não são homens como nós. Mas aparentam que o são. Tal aconteceu com os inventores do “rancho à moda de Viseu”.
- Era uma vez o Capitão de um Regimento!... Era em Viseu, fizeram crer, era uma batalha que iria acontecer, haveriam de estar fortes os soldados e vá de recomendar ao cozinheiro a mágica poção da salvação. “Pero Botelho”, o cozinheiro, encheu de quanto havia o caldeirão. E os soldados comeram. Não sabemos mais. Nem da guerra, nem se houve batalha, nem a data dela. Confundem-se as versões. Foi assim, conta-se ainda, que nasceu o “rancho à moda de Viseu”, como se Pero Botelho contasse o que meteu no caldeirão. Como se outro prato houvesse que Pero Botelho, cozinheiro de Quartel, soubesse fazer. Morto o homem ficou fama: A do capitão, a do cozinheiro, a do Regimento de Infantaria n.º 14, que tinha que haver um sujeito da ação, que tinha que haver um lugar. E uma receita contada!... Mas não terá sido assim. Que isso agora é já “história”.
Em breve, vamos descobrir mais coisas sobre a nossa cidade, Viseu – Cidade de Viriato.
As Educadoras de Infância
Jardim de Infância da Ribeira
コメント