Partindo deste pressuposto, e tendo como base a nossa sala de aula e a realidade com que vivemos todos os dias, fomos desafiados, pela nossa professora, a trabalhar o tema da inclusão.
Somos alunos do 3.º ano e, na nossa sala de aula, temos três colegas que têm Perturbação do Espetro de Autismo (PEA). Sabemos que quase todas as turmas da escola têm alunos com esta problemática, mas também sabemos que nem sempre são bem compreendidos, que às vezes as pessoas não reagem bem aos seus comportamentos e atitudes.
Começámos a discutir o assunto na sala de aula, fizemos pesquisas, vimos vídeos e concluímos que há muita informação sobre esta problemática, mas alguma é muito extensa, outras possuem vocabulário ou expressões muito técnicas e de difícil compreensão.
Assim, decidimos elaborar um painel nosso, com as explicações mais básicas, mas importantes sobre o PEA e as características ou alguns comportamentos das pessoas com esta perturbação, para que todos os entendam e aceitem com respeito. Afixámos o painel, no átrio da escola, para que todos: pais, alunos, assistentes operacionais e demais colegas entendam o que é esta perturbação.
Em seguida, quisemos sensibilizar todos os alunos da escola para esta problemática e elaborámos um vídeo de sensibilização com a mesma informação, que fomos apresentar às várias salas da escola. Queríamos, que, mais uma vez, todos pudessem parar, ouvir, tentar perceber e ajudar os que nos rodeiam. Queremos que todos percebam que as pessoas portadoras do Espetro de Autismo são diferentes, sim, mas a diferença não os faz menos inteligentes ou sensíveis do que nós.
Se fosses tu, não gostarias que se preocupassem contigo?
Sê inteligente, informa-te e aceita com respeito a diferença!
Turma 3C1 - Escola da Ribeira
Comments