Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa
- Ideias e Letras
- 26 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de nov. de 2021
No dia 15 de novembro celebrou-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP), data em que foi reconhecida na Constituição da República Portuguesa.
Assim, no Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Escola de Referência para a Educação Bilingue (EREB), foram desenvolvidas várias atividades para comemorar esse dia tão importante.
Todos os alunos surdos do Agrupamento fizeram um encontro virtual onde puderam conviver e comunicar na sua língua (LGP).

Ao longo desta semana, no Jardim de Infância de Vildemoinhos, crianças de várias salas foram sensibilizadas para a importância da LGP, através da história “Começa numa Semente”, tendo a oportunidade de aprender mais vocabulário associado à história.

Algumas crianças foram solicitadas (aleatoriamente) para darem a sua opinião sobre a LGP. Obtivemos as seguintes respostas:
“A Ângela fala língua gestual aos meninos – árvore (fez o gesto). Gosto da língua gestual e ensino à mãe e ao pai. Eles gostam”. (Kelly - 4 anos)
“É assim (fez o gesto de língua gestual com as mãos). Gosto de b’incá (brincar) em casa mais ou menos. (Fez o gesto de manteiga) – Isto é pôr manteiga no pão. A minha mãe disse para comer a sopa”. (Gabriel - 3 anos)
“Língua gestual é fazer gestos. Gosto da língua gestual. Faço língua gestual para a Ângela, p’ra Lena, faço à mãe e ela diz bonito!”. (Madalena - 4 anos)
“Faço língua gestual com as mãos. Gosto de fazer língua gestual”.
(Valentina – 5 anos)
“Gosto da língua gestual. Gosto de ensinar a mamã. Ela também sabia. Eu ensino à mãe, também à avó e também ao avô. A mãe e a Mariana ficam mais contentes. A avó fica mais contente e o avô também”. (Margarida - 5 anos)
“Hoje é dia da língua gestual e ensino à mãe. Ela gosta muito”. (Vitória - 5 anos)

No final das atividades, foi elaborado um cartaz alusivo à Linguagem Gestual Portuguesa que foi realizado por todas as crianças das diferentes salas.

Equipa da EREB e alunos do J.I de Vildemoinhos
Commentaires