top of page
Pilha de jornais
Ideias e Letras

Dia Mundial da Alimentação (16.10)


A dieta tradicional portuguesa tem características mediterrânicas, já que grande parte das receitas seguem os princípios deste verdadeiro Património Mundial e Imaterial da Humanidade e da UNESCO.

A forma de cozinhar é simples e tem por base os preparados de panela, como, as sopas, as jardineiras, os estufados, as caldeiradas e as cataplanas, aproveitando-se a água da cozedura e preservando-se as qualidades nutricionais dos alimentos.

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, os alunos do sexto ano exploraram, na aula de Ciências Naturais, um desdobrável sobre os “10 princípios a seguir na Dieta Mediterrânica” e os “6 passos para uma alimentação saudável em tempos de COVID-19”. Os alunos foram desafiados a confecionar e a degustar, com os seus familiares, uma sopa, com o objetivo de reforçar a sua importância na nossa alimentação.

As receitas foram partilhadas com os colegas e a atividade foi registada pelos alunos através de fotografias. Confecionaram-se sopas maravilhosas, ótimas para fazer refeições equilibradas, completas e variadas. Além de constituírem um prato bastante acessível é, sem dúvida, uma das refeições mais ricas em vitaminas, minerais, fibras e água essenciais à regulação e funcionamento do nosso organismo, e que nunca deve faltar nas ementas!

O Projeto Educação para a Saúde (PES) também se associou a esta causa, promovendo debates em todos os níveis de ensino, para que os estudantes pudessem refletir acerca da importância de ter hábitos saudáveis na sua alimentação.

Comer bem faz toda a diferença! Já no século IV A.C. Hipócrates, pai da Medicina, referia: “Somos o que comemos”.


Maria Alcina Pais / Maria José Branco – Prof. CN 2.º Ciclo


Fotos referentes ao trabalho dos alunos do 6ºA da Escola Básica Grão Vasco

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page