16 de outubro de 2021
O “Dia Mundial da Alimentação” constitui uma importante chamada de atenção global para a erradicação da pobreza e para a promoção de um mundo em que os alimentos nutritivos se encontrem disponíveis e acessíveis a todos, independentemente do lugar em que estejam. Não é aceitável que a fome aumente, num momento em que o desperdício de alimentos ultrapassa mil milhões de toneladas por ano.
Com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar para esta temática, no Agrupamento de Escolas Grão Vasco, o “Dia Mundial da Alimentação” (16 de outubro) e o “Dia Mundial da Erradicação da Pobreza” (17 de outubro) serão assinalados a 15 de outubro (sexta-feira), com a exceção das turmas do 6.º ano, em que as datas são celebradas na semana de 11 a 15 de outubro.
Serão dinamizadas diversas atividades (projeção de pequenos vídeos, debates, cálculo do Índice de Massa Corporal, entre outras) articuladas entre o Projeto de Educação para a Saúde (PES) e os grupos disciplinares de Ciências Naturais do 2.º Ciclo e de Educação Física dos 2.º e 3.º ciclos.
Em articulação com os grupos de Ciências Naturais do 2.º ciclo (230) e de Educação Física (620 e 260), serão realizadas várias atividades para assinalar esta data
Assim, nas turmas do 6.º ano de escolaridade, na disciplina de Ciências Naturais, um dos trabalhos solicitados aos alunos foi que, em colaboração com as famílias, confecionassem uma sopa saudável. Esta atividade irá culminar com a elaboração de trabalhos sobre a importância de uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
No final, serão selecionadas as receitas, nas diferentes turmas, a fim de se elaborar um “livrinho”, em cada Escola, para oferecer à respetiva Biblioteca. Distribuir-se-á, ainda, um panfleto alusivo à efeméride que será explorado em sala de aula.
Nas aulas de Educação Física, far-se-á a medição do peso e altura para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), alertando os alunos para a importância de uma alimentação completa e equilibrada e para a prática de exercício físico, tendo em vista um estilo de vida saudável.
A equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES) selecionou alguns materiais que serão disponibilizados a todos os professores do Agrupamento, tendo em conta o nível etário dos seus alunos, para que problemas graves (como a fome, a desnutrição, a obesidade, a pobreza, entre outros que afetam milhares de pessoas no mundo) sejam alvo de reflexão nas turmas.
Foi solicitado aos professores que promovam, em sala de aula, um pequeno debate sobre os temas em questão, tendo como referência, por exemplo, os seguintes tópicos:
· Importância da realização de uma alimentação equilibrada;
· Influência da alimentação na saúde;
· Problema da fome no mundo.
Pequenas atitudes fazem o mundo melhor!
A Equipa do PES
Comments