Alunos aprendem a fazer um terrário
- Ideias e Letras
- 30 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
No dia 23 de maio, a nossa turma recebeu a visita de uma encarregada de educação para dinamizar a construção de um terrário.
Numa iniciativa de aproximação da família ao meio escolar e de promoção do trabalho em grupo, o professor Jorge Ferreira convidou a mãe de uma aluna, a Sr.ª Neusa Silva, para partilhar a sua experiência do que é um terrário e dos passos e materiais necessários para a sua criação. Os alunos precisaram de areia, terra (húmus), fragmentos de rocha, água, frascos de vidro e várias plantas (musgo, suculentas e algumas espécies tropicais).


Cada grupo de alunos começou por colocar a areia no recipiente de vidro, seguido de uma camada de solo fértil (húmus) que, cuidadosamente, cobriu com musgo apenas numa parte. Nos espaços sem musgo, as crianças plantaram as várias espécies de plantas e espalharam lindas pedrinhas decorativas. Para finalizar o trabalho, os grupos regaram os terrários com o auxílio de seringas.

No final, e no contexto da disciplina de Estudo do Meio, concluiu-se que um terrário é uma paisagem natural autossustentável dentro de um recipiente de vidro. Todos os alunos estiveram muito atentos e focados na realização desta interessante atividade.
Agradecemos à Sr.ª Neusa toda a disponibilidade e experiência partilhada.
Alunos da turma 3A7
Escola de Santiago
Comments