top of page
Pilha de jornais
Ideias e Letras

A Importância da Língua Gestual Portuguesa


Como não podia deixar de ser, o Dia Nacional de Língua Gestual Portuguesa foi comemorado, durante três semanas, de 16 de novembro a 2 de dezembro, em várias turmas do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu. Partilhamos alguma informação sobre a Língua Gestual Portuguesa e várias atividades realizadas sobre este dia tão importante!

A LGP é a língua da comunidade surda. É uma língua visual que utiliza o movimento, a expressão, a configuração das mãos, através da qual as pessoas surdas exprimem as suas opiniões.


Mas o que significa LGP?

L significa Língua, pois tem um dicionário, gramática e sintaxe própria à semelhança das línguas espanhola, francesa, inglesa, entre outras…

G significa Gestual, pois é através dos gestos, executados com as mãos, que os surdos transmitem as suas ideias. Assim, as mãos são a sua “voz”, já os seus olhos, captam toda a informação.

P significa Portuguesa, pois esta língua é própria de Portugal e não universal, uma vez que todos os países têm a sua própria língua.


Em Portugal, existem três línguas oficiais: a língua portuguesa, a língua mirandesa e a língua gestual portuguesa (LGP). Tal como as línguas orais, a LGP é ainda composta por regionalismos, isto é, gestos diferentes em algumas regiões do país. A língua gestual é importante na comunicação das pessoas surdas e faz parte da sua identidade e da sua cultura, pelo que os gestos, entre as pessoas surdas, vão evoluindo, ao longo do tempo.

Para aprovação desta língua, a comunidade surda portuguesa lutou durante anos, chegando a ir à Assembleia da República. No entanto, só foi aprovada, na Constituição da República, como língua oficial, no dia 15 de novembro de 1997. O objetivo das pessoas surdas é “proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades.”

Para comemorar este dia tão importante, a equipa da EREB preparou um vídeo de sensibilização e conhecimento sobre a LGP, com a participação de alguns membros da Comunidade Escolar.


Seguem-se algumas atividades realizadas para comemorar este dia tão importante!


Nas quatro salas do Jardim de Infância de Vildemoinhos, as crianças ouviram e viram a história “Vamos à caça do urso”, contada em Língua Gestual Portuguesa. Aprenderam alguns gestos ligados à história e outros que foram perguntando. Fizeram um desenho alusivo à história e elaboraram um cartaz que colocaram na entrada do Jardim de Infância para os pais poderem ver e, ainda, levaram um marcador de livros com um ursinho para casa.

 

Na Escola do Bairro Municipal, os cinco alunos surdos, com a ajuda do professor Stefan, fizeram desenhos sobre algo que fosse visual. Alguns desenhos relacionaram-se com as mãos - os gestos, outros com o ouvido - com a surdez, e outros, com o que tinham aprendido sobre a importância e o marco histórico do Dia Nacional da LGP - 15 de novembro de 1997.

Os alunos realizaram também cartazes, onde colocaram as suas mãos, pintadas de tinta, para deixarem a sua marca e relembrarem a importância da língua gestual para a sua comunicação e aprendizagem.

Nas turmas do 1.º ao 4.º ano, houve aulas de sensibilização sobre a surdez, a língua gestual e ainda o esclarecimento de dúvidas por parte dos alunos. As intérpretes estiveram presentes para que, tanto os alunos ouvintes, como os alunos surdos, percebessem a importância da acessibilidade à comunicação e à recolha da informação.

No final, os alunos aprenderam alguns gestos para poderem comunicar com os seus colegas surdos e receberam o abecedário em língua gestual portuguesa, para poderem praticar, não só com os colegas, mas também em casa e ensinarem os pais.

 

Na Escola Grão Vasco, os alunos surdos desenharam e pintaram um cartaz que foi afixado, na entrada da escola, para despertar curiosidade, na Comunidade Escolar, sobre a LGP.

Foi, também, organizada uma atividade de sensibilização, nas aulas de ADT (Apoio à Direção de Turma), das turmas com alunos surdos, que consistia num jogo com várias perguntas alusivas ao tema, que foram posteriormente debatidas.

De seguida, realizou-se o jogo “Descobre o Gesto”, onde era soletrada uma palavra e os alunos ouvintes tinham de descobrir o que esta significava e qual o seu gesto, sendo a correção feita, posteriormente, pelos alunos surdos.

Por último, foi distribuído uma folha aos alunos, onde podiam escrever alguma coisa alusiva às atividades e a este dia.

O objetivo destas atividades era que existisse um maior contato e partilha entre alunos surdos e ouvintes. No geral, os alunos gostaram das atividades e participaram com bastante interesse.


A Equipa da EREB

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page