Origem do Dia Mundial do Livro
A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) escolheu a data do Dia Mundial do Livro, em 1995, na cidade de Paris, durante o XXVIII Congresso Geral.
Neste data celebra-se o Dia dos Direitos de Autor e assinala-se a morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. É igualmente conhecido por ser a data de nascimento ou morte de muitos outros autores famosos.
A UNESCO criou a data do "Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor" a fim de encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura e conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos.
Dia Mundial do Livro na Biblioteca da Escola João de Barros
Para comemorar esta data tão importante, a Biblioteca Matilde Rosa Araújo promoveu atividades diversificadas, tais como:
Exposição de novos livros, na sala de professores, destinados aos adultos, motivando-os para a requisição domiciliária dos mesmos, acompanhada por uns miminhos no sentido de dar a todos um pouco de aconchego;
Espetáculo "Contos e cantos, risos e acalantos", dirigido aos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, dinamizado, em indireto, pela Companhia Contos & Cantos;
Leituras diversificadas, gravadas em áudio e organizadas num Padlet - Mural de Leituras - no âmbito das atividades sugeridas pela RBE e pelo PNL "Eu conto" e " Mapa de histórias";
Decoração do espaço interior e exterior da BE alusivo a este dia.
Para saberem mais sobre estas iniciativas, podem consultar o blogue da BE - Bibliomar.
Uma das melhores formas de comemorarmos o Dia Mundial do Livro é LER!
Leiam, leiam muito. Neste dia e sempre!
“Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém passa os olhos sob suas páginas, seu espírito cresce e a pessoa se fortalece.” (Carlos Ruiz Zafón)
Professora Bibliotecária - Lúcia Morgado
Comments